Aula 11º - Como escrever uma comédia

30/12/2010 16:30

 


Olá, Ficwriters!

Antes da aula de hoje (depois de, uh, algumas eras de ausência), venho aqui dizer PARABÉNS! Mesmo! Andei lendo as respostas de vocês às questões que passei e fiquei muito orgulhosa. Muito mesmo.

Então, a aula de hoje se refere a comédias. Como fazer o leitor rir, ou ao menos arrancar um sorrisinho, já que não são todos tão mentalmente perturbados como a pessoa que vos fala, a ponto de dar altas gargalhadas até chorar e precisar de ambulância porque não consegue mais respirar. É. Existem seres que acham algo hilário e dão um sorrisinho. UM SORRISINHO.

Eu fico indignada. Mas enfim.

Com toda a sinceridade, já li muitas Fictions de comédia que mais me fizeram querer me atirar de um arranha-céu do que rir. Fato. Isso não significa que não seja uma boa comédia, ou que a pessoa não saiba escrever. O maior problema de querer fazer as pessoas rirem é que todas elas têm uma idéia diferente do que é engraçado. Por exemplo, eu não rio de humor negro. Loiras não costumam rir de piadas de loiras, e assim por diante.

Aí vai uma lista do que faz as pessoas curvarem os lábios para cima:

1) SURPRESA!

Uma história normal costuma seguir uma linha de raciocínio normal. Acrescentar um detalhe surpresa pode arrancar um sorriso.

Exemplo:

Caminhei silenciosamente pelo corredor do colégio. Era inacreditável como tudo parecia diferente à noite, sem estudantes afobados correndo de um lado para outro. A lua estava alta no céu, iluminando o caminho para mim e facilitando meu objetivo. O relógio da sala do diretor era feito de ouro maciço e devia valer dinheiro o suficiente para eu fugir do país definitivamente.

Mas não era disso que eu estava atrás. O meu contratante queria apenas os ponteiros. Não me pergunte, não me interessa. Ouvi algo. Passos? Voltei-me para trás, assustado.

- Olá! - disse uma senhora sorridente. - Tudo bom com o senhor? Linda noite para andar por aí.

- Uh... - murmurei, perplexo.

- O que está fazendo a essa hora? O colégio fechou há horas.

- Estou... uh...

- Espero que não tenha vindo roubar o relógio do diretor.

- Não, de jeito nenhum.

- Então tá! - disse ela, acenando feliz e voltando a varrer o corredor, andando para longe de mim, sem fazer a menor questão de saber exatamente o que eu estava fazendo. Hum. Enfim, voltei a caminhar pelo colégio. Tinha minha missão a cumprir."


Ah, ok, pode não ter sido a mais brilhante exemplificação de humor, mas, qual é, são dez da noite e tenho aula amanhã o dia todo. Não exijam demais. O que importa é a dica, que é totalmente válida.

2) SARCASMO

Essa é minha fonte preferida de humor. Diálogos com ironia, ou então mesmo descrições, podem realmente fazer rir.

Ergui as sobrancelhas, relendo a reportagem. Ah, que legal, então canhotos têm 9 anos a menos de expectativa do que os destros. E homens vivem uns dois anos a menos do que as mulheres. Fumantes também vivem menos. Pessoas estressadas também vivem menos. Segundo essa reportagem, acho que devo ter uma semana de vida.

Esse trecho é parecido com uma parte de A Garota Americana, de Meg Cabot. Meu volume do livro está em outro estado, por isso reescrevi de um modo diferente.

3) DESCRIÇÕES

Descrições exageradas podem ser uma boa também. Exemplo:

Era alta, magra. Aliás, esquelética. Eu quase podia estudar o esqueleto humano só de olhar para ela. Tinha um nariz enorme, em formato de garra, que parecia assustadoramente maior quando ela sorria, exibindo os dentes que nós jurávamos que eram mais afiados do que o normal. E um jaleco cor-de-rosa. É. Essa era nossa adorável professora substituta de Matemática. Hum. Seria um ano letivo muito agradável.

4) EXAGERO

- Eu sinceramente não acho ter sido uma boa idéia deixar o Jô dirigir. - disse Letícia, franzindo o cenho. - Você conhece a habilidade dele no voltante.

- Que besteira. Ele vai se dar bem. Sempre consegue se safar de todas as situações. - Carlos encolheu os ombros com descaso. - Você vai ver. Não é como se ele fosse atropelar o presidente ou algo assim.

- Nós seríamos os primeiros a saber, se isso acontecesse. Mensagem nova no celular. Uh-oh. Você não vai gostar.

- Ele atropelou o presidente?

- Uh, pior.

- O papa?

- O nosso chefe.



Pode ser que eu não tenha feito ninguém rir o texto todo, e nem achar engraçado. Aliás, isso é muito provável, porque postei trechos aleatórios tirados da minha cabeça. Mas, como já expliquei anteriormente, fazer rir é uma arte muito sutil. Essas dicas são coisas que geralmente fazem os outros rirem. Quer dicas práticas para comédias?

Leia Percy Jackson e os Olimpianos, Um Amor de Detetive, O Segredo de Emma Corrigan, blogs de humor como Grandes Tolices do Orkut, Jacaré Banguela, Capinaremos, Um Sábado Qualquer. Veja vídeos engraçados no youtube, como Os Improváveis. Vá ao teatro. Veja filmes de comédia. Vá para a rua e tropece.

Fonte: animespirit