Aula 2º - Como dar vida aos personagens parte 1

30/12/2010 16:16

 

Ok, eu falei que era uma aula por semana, mas levando em conta o fato de que eu deveria ter começado algumas semanas atrás, vou tentar compensar um pouco.

Então você quer criar uma Fiction. Independente de ser um original ou baseado em animês, bandas, séries, livros etc., você tem personagens aos quais dar vida, não é?

Pense em um livro do qual você goste muito (ou um animê, uma série...). Agora, com toda a sinceridade, diga o que é mais interessante: os personagens que nos cativam e chamam nossa atenção ou o roteiro da trama toda?

O fato é que boas histórias são compostas por bons personagens. Então, antes de você criar uma Fiction, pare e pense: o que eu sei dos meus personagens?

Eles amam, choram, riem, sentem, pensam, gesticulam, têm manias? Se eles são ranzinzas, por que eles são assim? Talvez uma história triste no passado deles, ou talvez as pessoas da família deles os criaram assim.

Quando uma pessoa descreve bem um personagem (lembrando que descrever bem é diferente de descrever muito. Mas disso falamos mais tarde), nem mesmo precisa dizer o nome dela em certas situações, pois os leitores já SABEM quem é.

Se eu disser, por exemplo:

"Ele ajeitou os óculos, um pouco tortos depois do último duelo, seus olhos verdes perscrutando o ambiente enquanto ele se levantava, ainda um pouco tonto. Crispou os lábios ao perceber que havia desmaiado e que seu inimigo fugira. Por que não o matara? Ajeitou o sobre casaco do uniforme e voltou para a Escola."

Identificou o personagem?

Tudo bem, pode ser que eu tenha trapaceado nessa, escolhendo um personagem que todos conhecem (Harry Potter, caso alguém não tenha identificado). Mas pense assim: você reconheceu o personagem por quê? Eu não mencionei nomes, nem artefatos mágicos (como a varinha, a vassoura ou poções), que teriam ajudado a identificar.

Para criar um personagem que possa ser identificado pela descrição (em alguns casos, a descrição psicológica é mais óbvia do que a física, então trabalhe bem os dois lados), é preciso que VOCÊ o conheça melhor do que ninguém.

Antes de escrever uma história, experimente pegar uma folha de papel e descrever seu personagem fisicamente, psicologicamente e... escrever a história dele.

Não, não é que você tem de resumir a sua Fiction numa folha só. Escreva a história dele - a infância, a adolescência, fatos marcantes como o primeiro amor, a morte de alguém querido. Se puder (e tiver paciência), escreva pequenas histórias - de não mais do que uma página - em que o personagem enfrente situações diversas: de medo, paixão, fúria, vingança...

Porque, afinal, mesmo que seja um personagem saído de animê e que todos conheçam, a Fiction é SUA e você é quem tem a liberdade de escrever o que quiser sobre eles. Mas, para dar à sua história um tom muito mais pessoal e fazer o leitor se identificar com o personagem, é preciso que você o conheça muito bem. 

Ponha-se no lugar dele em situações em que você não tenha muita certeza de como eles agiriam. Se ele ou ela é uma pessoa fria e calculista, mas está enfrentando uma situação em que esteja acuado num beco sem saída por bandidos, por exemplo, o que faria? Primeiro pergunte-se o que você faria. Será que todas as pessoas continuam frias e calculistas quando estão sob perigo? Será que elas agiriam por instinto?

A essas perguntas, só você, autor, pode responder.


Fontes: Site do Julio Rocha, autor de Teia Negra

Questões propostas:

1) Pense em uma moça jovem, de aproximadamente dezesseis anos, cabelos castanhos e olhos verdes. Seu nome é Fernanda e ela estuda no ensino médio. Descreva uma situação aterrorizante em três a cinco parágrafos, mostrando como ela reagiu perante o perigo. Exemplos: atravessando um cemitério à noite, sendo atacada por marginais, perdendo-se numa mata escura. Só cuidado para não fugir muito do personagem.

2) Agora pense em uma personagem que você conheça. Utilize a palavra ININTERRUPTO (algo que não pode ser interrompido) ou derivadas e escreva menos de uma página sobre:

a) essa personagem encontrando a pessoa que ela ama, numa situação romântica.

b) o maior sonho da vida dessa personagem.

c) o pior dia da vida dela.


 

 
Fonte : Animespirit