Aula 6º - Internetês - sim ou não?

30/12/2010 16:22

 


A grande pergunta que não quer calar: até onde posso usar o Internetês?

Na redação do colégio, NÃO.

Na sala de bate-papo, SIM.

Na sua Fiction... hum... vamos analisar?

Para começo de conversa, o Internetês é uma linguagem que surgiu por causa das janelas de conversa pela Internet, especialmente o MSN e afins. Como a comunicação teve de acompanhar a agilidade do cotidiano, ela também foi encurtando.

Frases como "Oi! Como você está?" tornaram-se meros "oi cm vc ta?".

E, para horror dos nossos olhos, geralmente são substituídos por emoticons brilhantes e rebolantes escritos "OIII!" ou "VC!!!!!!", cada vez que essas palavras são escritas. Então, numa Fanfiction? EVITAR! A TODO CUSTO!

Em que situações usar o Internetês pode ser ACEITÁVEL?

(*) CONVERSAS DE MSN NA FICTION - aí, por motivos óbvios, dá para usar. Só não exagere, se, por exemplo, você escrever um capítulo inteiro de conversas no MSN.

(*) COMÉDIAS - Não é certo e tira a qualidade do texto... mas se você consegue fazer humor mesmo assim, então está valendo!

Em que situações usar o Internetês é completamente ABOMINÁVEL?

(*) ROMANCES - Visualise a seguinte cena:

"A água refletia a luz leitosa da lua, cujos raios tocavam suavemente a pele de Rosalinda. Ela sorriu, tentando disfarçar o tremor das mãos, quando Heitor se aproximou para beijar-lhe os lábios."

Lindo, romântico, flores e corações. Está bem. Agora veja isso:

"a agua rfltia a luz leitsa d lua, cjs raios tocavam suavmnt a pele d ros. ela sorriu, tentand disfarçar o tremor das maos, qd heitor se aprox. para beijar lhe os labios."

Para começar, uma pessoa que não se dê o trabalho de pôr maiúsculas, minúsculas e vogais em seu devido lugar, NUNCA vai usar uma linguagem rebuscada dessa. Luz leitosa? Tocar suavemente? Nem em seus sonhos mais loucos!

(*) LUTAS - As palavras podem dar a alguém a impressão de conseguir enxergar uma cena, apesar de ela estar apenas escrita. Ou fazer o leitor fazer uma careta. Mais exemplos:

"Um golpe forte acertou em cheio Felipe no rosto, e um estalo foi ouvido a uma boa distância. Os espectatores prendiam a respiração, enquanto Tobias recolhia a mão cheia de sangue com um sorriso vitorioso, no qual faltava um dente.
- Não pense que vai ficar assim - gemeu Felipe por entre os dentes, sentindo o sabor doce do próprio sangue. - Não vou deixar barato."

Não vou reproduzir na versão Internetês exatamente com esse texto. Mas duvido que seria algo muito diferente de:

"tobias deu um soco em felipe, q disse
- nun pense q vai ficar assim. n vo deixa barato"

(*) DRAMA - Ok. Então a regra básica é NÃO USE INTERNETÊS para todo e qualquer estilo de história que esteja escrevendo, a não ser que se passe na Internet. Você pode cometer qualquer erro, qualquer atrocidade, mas JAMAIS escreva um drama em Internetês.

"Floriana chorava, e o gosto salgado das lágrimas, tão conhecido!, enchia sua boca e fazia sua língua identificar o sabor amargo da perda. Seu peito dóia e a dor não parecia ser passageira. Era para sempre, e Floriana sabia."

Um drama é composto de palavras geralmente fortes, não muito felizes, carregadas de emoções. Emoções essas que são completamente deturpadas quando se usa o Internetês!!



Escrever mal, especialmente usando Internetês, dá uma FORTE e nítida impressão ao leitor de um desleixo. E textos mal-cuidados não são lidos com a mesma "primeira impressão" do que um texto bonito, limpo e claro.

Aprendemos uma boa lição, hoje. Eu sei que a maior parte de vocês já deve saber disso, mas esta aula é uma prévia da aula de Escrita Avançada, que vou preparar para esta semana. 

O que é Escrita Avançada?

Vamos reler o exemplo de luta outra vez:

1 - "Um golpe forte acertou em cheio Felipe no rosto, e um estalo foi ouvido a uma boa distância. Os espectatores prendiam a respiração, enquanto Tobias recolhia a mão cheia de sangue com um sorriso vitorioso, no qual faltava um dente.
- Não pense que vai ficar assim - gemeu Felipe por entre os dentes, sentindo o sabor doce do próprio sangue. - Não vou deixar barato."

2 - "Tobias deu um soco em Felipe, que disse:
- Não pense que isso vai ficar assim. Não vou deixar barato."

Notaram a diferença?

Explico melhor na aula de Escrita Avançada! Apenas para deixar adiantado: E.A. vai ser um resumo das aulas de Como escrever uma cena de luta, Como escrever um romance etc. 



QUESTÕES:

1) Utilizando a palavra FÉTIDO (algo que cheira mal, fedorento), escreva um curto parágrafo curto utilizando linguagem altamente formal.

2) Escolha um parágrafo em Internetês (pode ser uma conversa sua no MSN, uma Fiction que você leia ou um parágrafo inventado mesmo) e passe para a linguagem formal.

Fonte:Animespirit