Os 8 Lendários da criação
Uxie, o Gnomo do Conhecimento Como é o ser da sabedoria, tem a cabeça com um formato parecido com o cérebro humano. De acordo com as lendas, se Uxie abrir seus olhos, pode causar o caos na mente de todos, sendo capaz de apagar a memória de alguém apenas com o olhar. Porém, os olhos de Uxie sempre permanecem fechados, mesmo em batalhas. Mesprit, o Duende da Emoção Tem o poder de separar seu espírito do corpo sem morrer, este podendo voltar ao seu verdadeiro corpo apenas com a sua vontade. Todo aquele que conseguir tocar Mesprit, após 3 dias, passará a perder suas emoções. Foi o que aconteceu com Cyrus, que se tornou o líder sombrio da Equipe Galactic. Azelf, o Elfo da Vontade De acordo com as Escrituras Pokémon de Sinnoh, Azelf tem a capacidade de controlar a vontade de cada um. Ela também pode entrar no corpo de outro pokémon ou humano. Conta a lenda que ele pode fazer com que os humanos percam toda a sua vontade própria, tornando-os completamente imóveis.
Vive no lago Acuity. O seu nascimento deu a inteligência aos homens, para que suas vidas sejam melhores. Assim como Mesprit e Azelf, tem uma pedra preciosa em sua testa. De acordo com o que se acredita, Uxie, Mesprit e Azelf nasceram do mesmo ovo.
Vive no lado Verity. Foi com o seu nascimento que foi dado aos seres humanos a sensibilidade de sentir emoções, como tristeza, dor e alegria. É desta forma que ele, assim como Uxie e Azelf, ele encorpora algum dos diferentes aspectos da mente humana.
Vive no lago Valor. Foi a partir de seu nascimento que os humanos passaram a ter o livre arbítrio. Ele permanece adormecido no fundo do lago para manter o mundo em equilíbrio. Tem o dom de fazer com que as pessoas desistam ou persistam em seus objetivos.
Dialga, o Guardião Controlador do Tempo Tem o poder de controlar e distorcer o tempo. As lendas contam que o tempo começou a correr assim que Dialga nasceu. Ele porta em seu peito uma jóia brilhante com o formato de diamante. Aparece na mitologia de Sinnoh como uma divindade Anciã. Palkia, o Guardião Controlador do Espaço Tem o poder de controlar e distorcer o espaço. É dito que Palkia é o sopro de um espaço estável. Vive nas brechas do espaço que estão alinhadas paralelamente, num lugar da dimensão espacial que está pararelo à nossa dimensão. Ele porta em seus ombros jóias de cor rosa no estilo de pérolas. Também é descrito na mitologia de Sinnoh como uma divindade. Giratina, o Guardião Controlador das Dimensões Tem o poder de controlar e distorcer as dimensões. Habita um mundo reverso, que se encontra em uma posição oposta ao nosso. Ele foi expulso para esse mundo arruinado como punição por ter um comportamento violento. O mundo onde vive é chamado também de espiritual, pois é pra lá que as almas dos pokémons mortos vão. Por isso Giratina aparece em cemitérios antigos.
Dialga, assim como Palkia e Giratina, foi criado por Arceus. Batalhou por toda uma eternidade com Palkia e Giratina em uma outra dimensão. É provável que, assim como Celebi, consiga viajar no tempo. Com seus poderes é possível acelerar ou retardar o tempo, conforme sua vontade.
Pode criar realidades alternativas utilizando os seus poderes. Cyrus tenta conquistar o poder de um dos guardiões (Dialga, Palkia ou Giratina) usando o poder do trio de lendários dos lagos de Sinnoh, para assim destruir o universo e reconstruí-lo, se tornando um deus.
Giratina pode mudar de forma. Ele possui sua forma de origem, que usa para viajar através das dimensões, e uma outra forma, que usa para aparecer em nossa dimensão. Está conectado ao 4º lago de Sinnoh.
Regigigas, o Mestre dos Regis
Quando Regirock, Regice e Registeel são reunidos, é possível despertar Regigigas. Ele mesmo se formou de rochas, iceberg e magma. Uma antiga lenda diz que Regigigas arrastou os continentes com sua força colossal, puxando-os com cordas e colocando-os em seus devidos lugares.
Regigigas é do tipo normal, sendo assim, da mesma forma que os outros três Regis, possui fraqueza contra o tipo lutador. Atualmente encontra-se selado num sono profundo de milhares de anos no Templo de Snowpoint, em Sinnoh. As pessoas pensam que não é o Regigigas que está lá no templo, que é apenas uma estátua.
Arceus, o Deus dos Pokémons e Lendário da Criação
A mitologia o descreve como "o Pokémon que deu a forma ao universo com os seus 1000 braços". A lenda conta que Arceus nasceu antes que o universo existisse, de um ovo que veio do nada. Então, ele criou o tempo e espaço e depois criou o espírito (conhecimento, emoção e desejo) e depois caiu em um sono profundo.
Arceus tem a incrível capacidade de mudar sua forma para que se torne de qualquer tipo (ele é originalmente do tipo normal, mas pode se tornar de qualquer outro tipo). Acredita-se que é possível despertá-lo com uma flauta especial, que é "a chave do tempo e espaço". Há grandes crenças que este lendário está situado nos "céus" do Mt. Coronet, num lugar conhecido como "Hall da Origem".
Fonte: pokemon Mythology