Aula 1º - Ponto e vírgula pode?

30/12/2010 16:14

 Olá, Ficwriters!


Sejam bem-vindos às Aulas do canal de Fanfictions do AnimeSpirit! Como é a nossa primeira lição, vou fazer uma breve introdução, para dar a ideia geral da proposta das aulas.

(*) Vai ter dever de casa?

R: Para os que se interessarem, sim. Algumas atividades terão gabarito (respostas), outras serão pessoais demais para serem corrigidas (uma produção de texto, por exemplo). Faz quem quiser, naturalmente, mas acho que é muito interessante fazer todas as atividades.

(*) Posso tirar dúvidas?

R: Claro! Estamos aqui para ajudá-los, então se sintam livres para escrever aqui ou no fórum (com o assunto Aulas) para tirar dúvidas.

(*) Qual o objetivo das Aulas?

R: O objetivo é melhorar a escrita dos Ficwriters e ajudá-los a ter cada vez melhor qualidade nos textos, não só aqui no canal de Fanfictions, mas podendo colaborar até mesmo com o rendimento escolar. Serão dadas dicas de ortografia, gramática e produção de texto (porque um texto não é feito apenas de palavras bonitinhas conjugadas certinho. É preciso ter personalidade!)

Essas foram as questões que me ocorreram, mas vou sanando quaisquer outras que venham a surgir. Beleza?

Mãos à obra!

Tema de hoje: Pode usar ponto e vírgula no texto?

Sim, pode!

O ponto e vírgula é um dos temas mais delicados para nós, brasileiros. A maior parte das pessoas sabe de cor quando se deve colocar no texto, mas não sabe exatamente o que isso significa e como pode ser efetivamente usado.

"O ponto e vírgula é usado para denotar pausas não tão longas quanto o ponto final e não tão curtas quanto a vírgula"

Uaaau, falou tudo. Não sei vocês, mas eu nunca entendi qual era a do Sr. Não Sou Longo Nem Curto. Não até começar a prestar atenção em como ele era usado em livros, revistas, textos cibernéticos etc. A que conclusão cheguei? Bom, o ponto e vírgula é mais curto que o ponto e mais longo que a vírgula. A diferença é que eu podia ver a aplicação prática disso. Então lá vão as dicas de hoje:

1) Separar duas ou mais ideias enumeradas. Assim:

O general nunca soube qual foi o erro que levou à degeneração de sua unidade, levando-a à ruína. Sempre se considerara um bom oficial: era rígido com os subalternos, mas sempre educado; era razoavelmente generoso com as promoções; nunca demonstrara covardia ou medo perante seus homens.

2) Separar orações coordenadas*:

Ela gastou, em uma noite, mais folhas do caderno do que em uma vida; porém sentia que nunca, por mais que tentasse, conseguiria expressar o que sentia.

Liciane sabia que havia algo de errado; apenas não sabia dizer o quê. 



* orações coordenadas são aquelas que podem ser separadas e seu sentido não é perdido. Para saber que duas orações são subordinadas ou coordenadas, separe-as e veja se ficam com sentido. 

Ex 1: Ele não sabia / que era feliz -> subordinada.
Ex 2: Ele não sabia / mas estava certo -> coordenada.

Fonte:Animespirit