Aula 3º - Vocabulário Extra parte 1

30/12/2010 16:18

 

Ainda em clima de reposição de aulas, mais uma aula em menos de uma semana. Nem se afobem, não vou postar um monte de aulas por semana e deixar vocês ocupados! Podem consultar quando quiserem. É muito mais um material de consulta do que aulas propriamente ditas.

Por sugestão dada no Fórum, criamos este tópico de vocabulário, que será acrescido à medida que nos lembrarmos de outras palavras (ou descobrirmos!).

E uma dica para quem costuma ler na Internet: se você às vezes se depara com palavras que desconhece, mas tem preguiça de procurar no dicionário, uma boa estratégia é baixar um dicionário no computador! É bem leve e prático! Eu uso o do https://www.priberam.pt/DLPO/" class="link">Priberam, que é na verdade de Portugal, mas talvez tenha algo no https://www.baixaki.com.br/" class="link">Baixaki, embora eu deva admitir que não procurei. Vale também procurar no Google, é claro.

As palavras que vamos apresentar aqui nem sempre são palavras novas que vocês nunca ouviram antes. Podem até ser conhecidas, mas não muito utilizadas nos textos.


(*) ESTOICO

Significa alguém firme, inabalável e rígido. Um bom sinônimo que você vai ver bastante em livros de linguagem mais rebuscada é IMPASSÍVEL. No dicionário você vai encontrar escrito como “estóico”, com o acento agudo. E isso está valendo, mas com as novas regras ortográficas, a partir de 2012 só vai valer o estoico!

Palavras relacionadas a estoico: estoicismo.
Palavras relacionadas a impassível: impassibilidade, passível.

Exemplos:

O assassino olhava para sua vítima com estoicismo, apesar das lágrimas e soluços da garota.

Não se sabia exatamente o que a baronesa pensava, pois suas feições continuavam impassíveis diante da notícia avassaladora.

Apesar de ter um nó na garganta a bloquear-lhe a fala, o detetive permaneceu estoico em sua decisão e contou a verdade aos presentes no salão.

(*) ESTESIA

Significa emoção, sensibilidade, amor ao belo, geralmente. Não confundir com SINESTESIA (confusão de sensações; quando uma única impressão causa diferentes sensações).

Palavras relacionadas a estesia: hiperestesia, hipestesia.
Palavras relacionadas a sinestesia: sinestésico.

Exemplos:

A estesia que me causava aquele quadro era inexplicável.

O sinestésico costuma ter pelo menos duas reações perante um estímulo: uma pessoa, ao ouvir sinos tilintando, alega que vê raios que a cegam momentaneamente, por exemplo.

(*) FLEUMA

Uma palavra que remete a ESTOICISMO, sendo quase sinônimos. Significa alguém que tem frieza de ânimo, impassível.

Palavras relacionadas a fleuma: fleumático.

O meu marido é uma pessoa muito fleumática, o que nos causa muitos problemas, já que sou uma pessoa explosiva, e toda sua impassibilidade me irrita.

- A fleuma em si não é algo bom – disse ela – porque exatamente como você pretende demonstrar paixões se não é capaz de pensar nessa palavra sem rejeitá-la?

(*) ALABASTRINO

Eis uma palavra que acho bastante interessante de se usar na descrição de pessoas. Significa literalmente algo que tenha relação com o alabastro. Na literatura é usado para descrever pessoas muito brancas e pálidas.

Palavras relacionadas a alabastrino: alabastro.

Exemplos:

A face alabastrina da moça encarava a carta deixada pelo pai, imaginando se a madrasta sabia de sua herança durante todos aqueles anos.

A estátua alabastrina remontava à religião politeísta, destoando do resto da casa, muito cristã.

(*) REGOZIJO

Significa alegria, prazer ou grande satisfação. Lembro-me de ter visto essa palavra mais de uma vez nos textos de Machado de Assis e também em O Primo Basílio. Um sinônimo elegante para se usar seria JÚBILO. E esse não tem nada a ver com o “jubilar” na faculdade.

Palavras relacionadas a regozijo: regozijar.
Palavras relacionadas a júbilo: jubiloso.

Exemplos:

A empregada ria em júbilo, escondendo a carta do amante debaixo do travesseiro e adormecendo com um sorriso no rosto.

Não se via um olhar feroz no rosto da esposa, apenas um sorriso cheio de regozijo que apavorou o marido, o qual soltou imediatamente a loira na qual estava enroscado até então.

Fontes: Priberam.

Todas as frases e textos são criação minha (com exceção dos significados, onde consultei o dicionário e minhas anotações, mas não copiei diretamente), por isso não usei aspas. Lembrando que, se citar alguma fala de outra pessoa, de um livro etc., sempre ponha entre aspas e mencione o autor.

Então, essa é a proposta do Vocabulário Extra. Como notaram, não vou passar uma lista gigante de palavras e o significado ao lado. As explicações e exemplos são para ajudar a fixar melhor; vou colocando aos poucos mais vocabulário, com poucas palavras em cada tópico para facilitar a memorização e compreensão.

Questões:

1) Escreva uma frase que contenha duas ou mais palavras apresentadas nesta lição.

2) Esta é mais uma sugestão do que uma questão mesmo: pegue um caderno velho, não muito grande, e anote as palavras daqui e outras que ocorram a você ou que você leia em algum lugar. Anotar sempre facilita a memorização.

 

Fonte: Animespirit