Aula 7º - Escrita Avançada parte 1

30/12/2010 16:23

 Bem-vindos à Aula de Escrita Avançada!


Esta aula foi baseada em algumas Fictions que temos lido e percebemos, além dos problemas anteriormente discutidos, textos muito secos e diretos.

Claro que, no mundo atual, rapidez e eficiência são primárias e prioritárias, mas isso não significa que devamos deixar o texto tão enxuto a ponto de se tornar... simplório.

Um exemplo clássico:

Ele se levantou, com uma cara brava.
Fulano: Volte aqui, seu covarde!


Hum, ok. Vamos presumir que o que tenha acontecido antes tenha sido uma briga e Fulano levou um soco tremendo, caiu no chão e daí gritou para o agressor, que estava fugindo, para ele voltar.

Para começar a aula de Escrita Avançada (só lembrando que é bom você já ter alguma fluência na gramática e ortografia... senão fica muito feio!), vamos declarar uma coisa. Ponha a mão no peito, erga o queixo, infle o tórax e repita comigo:

Jamais colocarei o nome do personagem seguido por dois pontos antes da fala do mesmo.

Combinado? Porque não fica feio. Fica INACEITÁVEL. Onde, pela minha santa ignorância, você já viu em algum livro decente uma história que põe o nome do personagem na frente da fala? E que, quando o pesonagem é misterioso ou desconhecido, em vez do nome, coloca:

??: Bla bla bla

IINTERROGAÇÕES! Tudo bem que eu seja uma pessoa que costuma ter reações exageradas, todavia tenho absoluta certeza de que não estou reagindo com demasia ao dizer que ISSO NÃO EXISTE!!

Sou a favor de neologismos e modernismos, desde que não tornem o texto deformado, cansativo ou ilegível. Custo a me acostumar e posso ter preconceito contra textos moderninhos demais... mas nada que um respirar fundo e esvaziar a mente das discriminações não resolva.

O uso do travessão é PEREMPTÓRIO (obrigatório) nesse caso. Uma alternativa colocar as falas entre aspas, embora isso seja mais comum no exterior do que no nosso país. Quando se coloca o nome do personagem na frente, acredite, as pessoas não lêem. Elas passam direto para a fala. Além disso, tira boa parte da beleza do texto.

Essa foi a lição um do dia: use travessões ou aspas. 

A grande sacada de ser um escritor não é saber escrever com mesóclises, não é ter a gramática na cabeça, não é nem mesmo decorar oitocentos e noventa e três sinônimos para qualquer palavra do dicionário. Ser um Ficwriter ou um escritor é saber manejar bem as palavras.

Exemplo?

Não repetir várias vezes a mesma palavra num parágrafo. Veja:

Ele não se deu o trabalho de ler a pesquisa. Apesar de ter dado muito trabalho a Siclana, a pesquisa foi apenas ignorada, pois seu irmão já fizera outra pesquisa mais completa e detalhada.

Hum. Três linhas, três pesquisas, dois trabalhos. Isso denota pobreza vocabular, e não é algo que você queira no seu texto. Então, quando falei que não precisava saber diversos sinônimos para todas as palavras, eu realmente quis dizer isso. É claro que é sempre bom sabê-los, mas na maior parte das vezes dá para simplesmente eliminar a palavra ou substituir por expressões fixas.

1) Ele não se deu o trabalho de ler. Apesar de ter custado muito a Siclana, a pesquisa foi apenas ignorada, pois seu irmão já fizera outra mais completa e detalhada.

2) Ele não se deu o trabalho de ler a pesquisa. Apesar de ter exigido muito esforço, o estudo foi apenas ignorado, pois seu irmão já fizera outro levantamento de dados, mais completo e detalhado.

Duas maneiras de consertar o parágrafo, qual está certa?

As duas. Qual é melhor?

Aí depende do gosto do freguês. Como penso já ter mencionado, não estamos aqui querendo manipular o texto de vocês e bitolá-los a uma forma pronta, uma receita para seguir. São dicas, mas a história é de vocês! Muitos escritores concordam, no entanto, que menos é mais.

Ou seja, vários deles concordam entre si que quanto menos enrolado e rebuscado o texto for, melhor. Não cansa o leitor, há menor chance de repetição e vai direto ao ponto. Naturalmente, quem prefere um texto mais longo e rico em sinônimos, esteja à vontade. Relendo o parágrafo reescrito em 2, não ficou ruim, ficou? Claro que não. Ele não está enrolando ou repetitivo. O 1 está apenas ligeiramente mais objetivo.

Não é muito fácil evitar repetir palavras; todos acabamos fazendo-o, quer queiramos, quer não. Uma dica que sugiro é você reler sua Fanfiction pelo menos duas vezes antes de entregá-la, dando um intervalo entre uma revisão e outra.

Na primeira vez, releia para procurar por incoerências e ver se o texto está legal. Se você gostou, então é provável que esteja bom (eei, nem todos gostam do mesmo estilo que você, então não se chateie se receber críticas mesmo assim). 

Na segunda vez, procure por erros de gramática, de pontuação e por palavras repetidas. Não veja o sentido das palavras, apenas pense como um robô: é ruim no começo, mas você vai se acostumando. É passar um pente fino maquinal para que não fique feio o texto. E não pense que estamos tentando fazer vocês "pensarem como robôs", como acabo de colocar. 

Há o momento em que você cria o texto, com toda sua imaginação à prova. Há o momento em que você revisa o texto, pensando na história. E há o momento em que você tem de ser mais caxias e ver o que tem de errado, quando a história estiver legal.

Então lá foi a lição número dois: revise o texto e evite repetir.

Agora vamos à terceira e última lição desta aula.

Habitue-se a procurar por novas maneiras de dizer ações comuns. Em vez de sempre escrever:

- Não foi o que eu quis dizer - disse J.
- Mas foi o que entendi! - F. gritou.


Procure expressar exatamente o que os personagens sentem! Quando alguém grita, será que apenas grita? Será que não cerra os punhos, ou então trinta os dentes logo depois, chora, bate o pé? Será que ele apenas gritou ou estava sentindo algo tão forte que hegou a gritar muito, muito alto? Se esse foi o caso, dá para usar "berrou" ou "urrou" no lugar, além de outros. Se foi um grito assustado ou surpreso, dá para usar "exclamou".

E "disse"? Qual é, esse verbo é mais velho do que piscar os olhos. Não estou dizendo para não usar - apenas não use o tempo todo. Há maneiras diferentes e mais dinâmicas de expressar os sentimentos e pensamentos dos personagens.

Veja uns exemplos:

1) - Eu disse que não ia dar certo! - guinchou D., entrando em pânico.

2) - Quando foi que te decepcionei? Venha me ajudar se for homem! - desafiou E., lançando um olhar estreito ao amigo.

3) - Eu já disse que te amo - grunhiu V., de mau humor. Suas bochechas sempre ficavam rubras quando Z. o obrigava a dizê-lo de má vontade. Mas, se não fosse obrigado, Z. sabia que V. jamais admitiria.

Beleza. Segue uma atividade tranquilinha para vocês.

QUESTÃO

1) Liste pelo menos seis palavras que poderiam substituir os seguintes verbos:

a) dizer
b) gritar
c) bater
d) andar

Fonte:Animespirit