Aula 9º - Continua no próximo capítulo

30/12/2010 16:27

 


Olá, Ficwriters!

A imagem que precede a aula de hoje é uma versão animê (feita por um fã) de Artemis Fowl, protagonista de uma coleção de mesmo nome. Recomendo o livro, é um dos meus preferidos! O primeiro volume se chama O Menino Prodígio do Crime.

Para mim ele está uma versão maléfica e paranóica do Yuki Souma, de Fruits Basket, o que só aumenta o charme da imagem.

Certo, vamos à aula de hoje, sugestão de uma das leitoras no Fórum.

Parafraseando a Srta.Baby, vamos hoje falar sobre níveis de informação, como deixar seu leitor interessado no próximo capítulo!

Sabe aquela história que você simplesmente não consegue parar de ler, daí chega no final do capítulo e você xinga o autor, a mãe dele, a avó dele, a bisa e mais algumas gerações, dizendo que tinha que ser "justo quando estava mais interessante"?

O mesmo é observado em novelas e em muitos livros, mas o que ninguém sabe é que surgiu no... jornal! Como? Oras, vários anos atrás, havia o costume de se separar uma parte do jornal para pôr um capítulo de uma história. Era geralmente destinado às mulheres, mas queeem disse que os homens não liam também?

Para instigar a curiosidade dos leitores (recuso-me a dizer "das leitoras"), esses autores começaram a usar técnicas, como interromper justo quando estava mais interessante. O livro Memórias de um Sargento de Milícias, por exemplo, foi postado em folhetins antes de virar livro. Foi o único livro de seu autor, apesar do sucesso todo!

Afinal, ele só postava os capítulos para poder pagar o estabelecimento em que ficava.

Hum, mas como fazer isso?

Não há uma receita secreta, depende muito da história do autor, é claro. Mas aqui seguem algumas dicas que podem ajudar nisso.

Dica 1: Faça um roteiro de capítulos!

Essa dica só serve para quem não sai escrevendo na louca e planeja tudo direitinho antes de digitar. Fazer um roteiro de idéias é algo muito difícil, porque a história raramente vai ficar como o imaginado. Difícil mesmo. Ainda assim, fazer um roteiro permite que você olhe para o seu material e diga: ahá, aqui fica interessante de cortar. Fulano morre? Vou cortar o capítulo no momento em que o tiro é disparado, ou quando Siclano diz "Vou te matar!" ou quando a esposa dele descobre a amante.

Infalível!

Dica 2: Corte já!

Essa dica é provavelmente mais útil a vocês do que a anterior, já que, imagino, não haja muitos Ficwriters que tenham um caderno separado para colocar o roteiro de suas histórias. Então é o seguinte:

Marque uma determinada quantidade de páginas para cada capítulo da sua história ter. Para quem escreve em Times New Roman 12 com espaço duplo entre os parágrafos, sugiro um mínimo de três páginas, senão fica meio pequeno. Mas isso é uma média! Ou seja, quem escreve dez páginas por capítulo pode variar entre sete e treze, por exemplo.

Vá monitorando a quantidade de páginas e, quando der o mínimo (usando o exemplo dado, quando você alcançar sete páginas), imagine o que vai acontecer em seguida. Se é algo muito urgente, legal e interessante, escreva um pouco mais, mas tendo em mente: Vou parar assim que der!

Exemplo:

Juliana tremia da cabeça aos pés, nervosa. Diego não havia ainda reparado em sua agonia e caminhava tranquilamente ao seu lado, tagarelando sobre a prova de Cálculo que teriam no dia seguinte.

- Diego... - ela sussurrou, finalmente tomando coragem para expor seus sentimentos. Engoliu seco quando percebeu que ele não ouviu. - Diego!

- Ah! Oi? - ele piscou um pouco aturdido, desculpando-se por estar distraído.

- Hm... ah, eu... queria dizer uma coisa para você.


Ôa! E agora, Juliana vai se declarar para ele ou não? Se a Fiction tem vários capítulos e, durante toda a história, a Juliana não se declarou para o Diego, você pode extender essa dúvida por mais algum tempo. Ainda mais se o enfoque da história for o romance deles! Como? Vou mostrar algumas maneiras:

1) Pare agora mesmo! Sim, nessa mesma fala da Juliana. Assim, o leitor não vai ter a menor idéia do que acontece em seguida e vai ficar atiçado.

2) Acrescente uma frase expondo um pensamento de dúvida da personagem. Assim:

Ela sorria corajosamente, respirando fundo e mentalmente torcendo para não gaguejar. Diego a observava, ansioso. Ela engoliu seco novamente.

3) Acrescente uma frase expondo a idéia de espera da personagem! Afinal, quando ela disser que o ama, vai ficar aquele silêncio meio constrangedor... e quem sabe o que ele dirá? Para Juliana, cada fração de segundo parecerá um dia inteiro. Faça o leitor experimentar essa agonia pela espera que a Juliana está experimentando! Vai ajudá-lo a se identificar com a personagem e imaginar o que ela está sentindo.

Assim:

- Eu te amo! - ela disse num fôlego só, sentindo seu coração bater muito rápido. Fechou os olhos, temendo a reação de Diego e sentindo que cada segundo demorava demais a passar.

Dica 3: Frase de efeito

Ok, seu capítulo terminou, mas não é um final exatamente emocionante. Como fazê-lo ficar melhor? Use uma frase de efeito!

Isso é algo muito legal de se fazer e, vamos combinar, deixa aquele saborzinho de Fiction bem-escrita. Uma frase de efeito você encontra em qualquer lugar: na frase de MSN dos seus contatos, em livros, em filmes. São geralmente frases inteligentes ou então cortantes. Instigantes e que fazem a pessoa pensar. Vamos ver?

Eu ainda caminhava, pensando em tudo o que havia acontecido naquele dia. Não havia muito o que fazer senão esperar o dia amanhecer e uma próxima descoberta. Aquele novo mundo que se abria era excitante e estranho ao mesmo tempo, fazendo com que meu corpo se arrepiasse de antecipação.

Agora uma frase de efeito para terminar o capítulo; essas frases têm ainda mais efeito se você as colocar num parágrafo só ela.

Eu mal podia esperar para destroçar alguns pescoços.

Foi uma frase meio pesada e mórbida, mais para Fictions de terror ou suspense. Vamos ver em outros trechos?

O corpo do jovem era impelido para frente e para trás, à medida que seu cavalo acelerava ou desacelerava. Já não tinha mais controle sobre o animal, e não pretendia ter. Vinicius queria apenas se afastar de tudo, procurar um refúgio e nele se esconder. Se fosse possível, jamais retornar.

Na verdade, esse é até um final de capítulo bem legal. Mas, já que essa dica é sobre frases de efeito, vou mostrar três frases, dentre infinitas possibilidades, que ficariam interessantes:

1) Mal sabia ele que voltaria àquele lugar em menos tempo do que imaginara.

2) Seu corpo exausto tremeu involuntariamente ao perceber que fora seguido.

3) Por que, ele se perguntava, por que tudo tinha de ser tão difícil?

Criar frases de efeito não é algo difícil de se fazer. Uma dica que não falha pôr em uma frase algo que mude completamente o rumo do capítulo. Voltando ao exemplo de Juliana e Diego e supondo que a história não fosse exatamente um romance, e sim uma aventura ou um suspense, vamos ver alguns trechos que ficariam muito legais de serem postos:

1) O coração de Juliana batia forte naquele momento, mas ela jamais teve a chance de dizer o que queria. Um tiro ecoou na rua escura e então teve início o pandemônio.

2) - O que você gostaria de me dizer? - perguntou Diego, ainda distraído. Olhava ao seu redor com certa agonia, escolhendo os caminhos mais escusos e escondidos para fugir de olhares curiosos.

- Ah, eu... - ela hesitou, tremendo mais violentamente. - Eu...

Diego fez um sinal para que ficasse em silêncio. O cheiro conhecido invadiu-lhe as narinas. E ele pôde farejar o perigo.


Não precisa ser uma frase longa, no entanto. Duas palavras podem dar um efeito bacana.

Nós não sabíamos o que aconteceria dali para frente, e tínhamos medo de descobrir. O sorriso cálido da garota me acalmava um pouco, mas não adormecia as dúvidas em minha mente. Eu não sabia quem ela era e ela não me conhecia. Mas nossos destinos estavam traçados e se cruzariam para sempre.

Era inevitável.


Essa idéia de deixar no ar um certo suspense só dá para pegar prática treinando. Então... vamos treinar?

Como vi várias pessoas dizendo que não têm tempo para fazer os exercícios, vou colocar uns bem curtinhos, para não tomar o tempo de ninguém:

1) Usando a palavra ROGAR (pedir, implorar) ou derivados, escreva duas terminações de uma frase apenas para os trechos a seguir:

a) Desistimos de caminhar e nos sentamos na beira da praia. Eu podia perceber a ansiedade de Geórgia para que eu lhe contasse o que me acontecera nesses últimos dias, mas eu não tinha certeza de que era capaz de abrir meu coração, mesmo para ela.

b) Renato sorriu de volta para Claudia, pegando-lhe a mão.

- Você está gelada - ele observou, rindo.

- Ah, é - ela deu um sorriso sem-graça, ocultando sua preocupação. - Eu sou sempre gelada.

- Mesmo?

Claudia alargou o sorriso, os olhos misteriosos como os de um gato.

c) O sangue escorria pelo ferimento no tórax de Beatriz, mas Angela se recusava a permitir que a amiga morresse daquela forma. Não era certo. Não era justo. Não depois de tudo pelo que haviam passado! Não podia terminar assim.

Fonte; animespirit